O que é a Musculatura Íntima?

 Na região do quadril, denominada pelve óssea e popularmente chamada de “bacia”, existe uma cavidade onde ficam alojados os nossos órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto…).

Na região inferior dessa cavidade não existe ossos, mas sim uma rede de músculos íntimos, denominados músculos do assoalho pélvico (MAP), que trabalham de forma conjunta para garantir a sustentação e funcionamento adequado desses órgãos,

Totalizam 13 músculos, que trabalham conjuntamente para resistir à toda e qualquer atividade que exerça uma pressão abdominal a qual incidirá em uma pressão sobre os órgãos pélvicos, como: pular, correr, espirrar, tossir e também a gestação, que provoca alterações na forma e sobrepeso nessa região íntima.

Conseguimos notar o funcionamento dessa musculatura, através do canal vaginal, quando contraímos para segurar a urina ou pela região anal, quando contrairmos para não soltar o “pum”.

É muito importante que, como os demais músculos do nosso corpo, também exercitemos os músculos da nossa região íntima. A sua fraqueza provoca disfunções urinárias e fecais (perdas de xixi e coco) prolapso (descida dos órgãos pélvicos pelo canal vaginal) e disfunções sexuais.

Região inferior da pelve com representação da musculatura íntima

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *