Termografia no Esporte: Exame Térmico da Dor e Prevenção de Lesões

A termografia infravermelha é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais avançados na medicina. Assim, uma câmera infravermelha utiliza imagens para registrar a atividade metabólica, a microcirculação e a função vasomotora, refletindo-as em imagens de alta resolução e em tempo real.

O QUE É A TERMOGRAFIA?

A termografia infravermelha médica é um exame indolor, não invasio e sem radiação que capta o calor do corpo (radiação infra vermelha) permitindo a avaliação de assimetrias térmicas, capaz de analisar as funções fisiológicas relacionadas com o controle da temperatura da pele. Na área da saúde, a termografia é utilizada como exame complementar para ajudar no diagnótico de diversas doenças, como câncer, neuropatia diabética, fibromialgia e outros.

Além disso, a termografia é utilizada no esporte, principalmente em grande clubes, devido a sua capacidade singular de identificar assimetrias relacionadas a sobrecarga musculoesquelética, permitindo identificar regiões com maior risco de lesão, antes mesmo que qualquer dor ou lesão aconteça. Dessa forma, a avaliação termográfica é um excelente aliado para o atleta prevenir lesões, melhorar o desempenho esportivo e minimizar as chances de interrupção dos treinos ou a ausência em competições por dor e lesão.

COMO O EXAME É REALIZADO?

A avaliação termográfica é realizada por meio de uma câmera termográfica, que captura a radiação infravermelha emitida pelos cor, transformando em um termograma. Para o procedimento, a pessoa a ser examinada é acondicionada em uma sala com temperatura controlada, com a área a ser avaliada exposta. É feita a captura das imagens e as variações de temperatura são registradas e convertidas em uma imagem térmica em tempo real. Essa imagem mostra padrões de calor, indicando áreas de sobrecarga, inflamação ou outras anormalidades que podem não ser visíveis a olho nu.

Avaliaçao Termográfica na Clínica Roots

A análise das imagens é realizada por profissionais capacitados, que observam os padrões de temperatura em busca de assimetrias térmicas significativas que possam indicar problemas de saúde ou lesões, mesmo que estas ainda sejam assintomáticas, permitindo assim a condução do tratamento preventivo.

Não há uso de sedativos, contraste ou radiação no exame, é indolor e não-invasivo, podem ser realizado em todas as pessoas, inclusive gestantes e idosos. Além disso, não apresenta riscos ou contra-indicações, sendo um método seguro, podendo ser realizada quantas vezes forem necessárias.

PARA QUEM É INDICADO?

• Atletas e praticantes de atividades físicas;
  • Indivíduos com lesão musculoesqueléticas;
  • Pessoas com dores crônicas;
  • Dor lombar;
  • Ciatalgia;
  • Artrose no joelho/quadril;
  • Condropatia/condromalácia;
  • Fibromialgia;
  • Dores no pescoço;
  • Disfunções Gastrointestinais
  • DTM/Dor Orofacial
  • Monitoramento da Saúde Geral.

É um exame totalmente seguro que permite a indentificação PRECOCE de dores e lesões, de forma rápida e precisa, além de contribuir no monitoramento terapêutico em qualquer etapa do tratamento preventivo ou de reabilitação.

ORIENTAÇÕES PARA O DIA DO EXAME:

• o exame é realizado apenas com a roupa de baixo, se recomenda usar biquini/sunga.
  • evitar queimadura solar, 2 dias antes
  • não se submeter a massagem ou qualquer terapia corporal no dia do exame
  • não usar cremes, pós ou pomadas no dia do exame
  • não ingerir bebidas estimulantes (café, energéticos, e etc) ou usar descongestionante nasal ou fumar até 3h antes do exame
  • não usar celular 30 min antes do exame
  • evitar grandes refeições 3h antes do exame
  • não realizar atividade esportiva antes do exame (preferência intervalo de 24h).
  • imobilizadores, curativos e faixas devem ser retirados 3h antes do exame.
  • evitar medicações como antiinflamatorios, corticoesteroides, vasodilatadores, descongestionante nasal antes do exame, salvo se necessário.

PERGUNTAS FREQUENTES

Tem alguma contra-indicação?

Não há contra-inidcações. Por ser uma exame não invasivo, sem radiação e indolor, o exame pode ser realizado em qualquer pessoa, incluindo idosos e gestantes.

Precisa de encaminhamento médico?

A termografia pode ser realizada sem encaminhamento médico.

Qual o profissional capacitado?

Os médicos realizam o diagnóstico nosológico e os fisioterapeutas o diagnóstico cinético-funcional.

Termografia é o mesmo que Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM)?

Não. A termografia é o único exame que identifica áreas de sobrecarga, antes que a lesão aconteça. Já tomografia e a ressonânica avaliam alterações estruturais e existentes. Além disso, diferentes da TC e RM, a termografia NÃO emite radiação.

Quanto tempo dura a Avaliação Termográfica?

O exame leva em torno de 20-30 minutos, no máximo.

De quanto em quanto tempo posso repetir o exame?

O tipo de problema do paciente e avaliação do profissional de saúde que o acomapanha determinam a frequência de repetição do exame de termografia. Dessa forma, pode ser realizada no antes e ao final do tratamento, bem como durante o processo de reabilitação, quando se julgar necessário.

Como a Avaliação Termográfica auxilia no esporte?

A termografia auxilia na investigação de áreas do corpo com maior risco de lesão, através da identificação de áreas de sobrecarga, antes mesmo que qualquer dor ou a lesão aconteça. Dessa forma, permite ao fisioterapeuta e equipe médica elaborar um plano de tratamento preventivo, minimizando as chances do atleta profissional ou amador, interromper os treinos, se ausentar de competições ou até mesmo se afastar do esporte.

Elisabeth Pinheiro é uma respeitada fisioterapeuta, proprietária da Clínica Roots, atuando na área do tratamento não-farmacológico da dor e termografia há mais de 7 anos. Além disso, possui a certificação ABRATERM (Associação Brasileira de Termologia) desde 2020.