Artrose de Joelho e Exercícios Terapêuticos

A artrose de joelho é uma condição clínica que afeta principalmente pessoas acima de 60 anos, principalmente mulheres, sendo considerada um dos problemas de saúde mais comum na terceira idade. A artrose de joelho se apresenta como dor, inflamação (sinovite) e edema (“joelho inchado), com sinais de desgaste articular, como lesão de menisco e presença de osteófitos, no exame de imagem (ressonância magnética e raio-x). Essa condição afeta diversas esferas da vida como trabalho, convívio social e familiar, prática de atividade física, sono e atividades normais do dia a dia, como tarefas domésticas. Além disso, a função do joelho pode ser bastante prejudicada, sendo difícil movimentos como caminhar/correr, se abaixar para pegar um objeto no chão, entrar/sair do carro e subir/descer escadas.

Não menos importante, além de impactar negativamente a saúde física do corpo, a artrose pode afetar significativamente a saúde mental. Estudos mostram que pacientes com artrose de joelho desenvolvem frequentemente, ansiedade e depressão, uma vez que a capacidade funcional e o sono são prejudicados.

Classificação da Artrose

AVALIAÇÃO TERMOGRÁFICA NA ARTROSE DE JOELHO

A avaliação termográfica é um exame de imagem que permite avaliar sinais de inflamação e o funcionamento dos músculos, identificando áreas de sobrecarga e músculos que estão sendo super solicitados, sendo esses um dos principais fatores reponsáveis pela dor. Uma vez identificados os desequilíbrios musculares, o tratamento se torna mais fácil e eficiente, sendo também possível monitorar a evolução do tratamento (monitoramento terapêutico).

Avaliação Termográfica

COMO TRATAR ESSA CONDIÇÃO TÃO DEBILITANTE?

Os estudos mais atuais mostram que O TRATAMENTO LINHA DE FRENTE, O MAIS EFICIENTE, SÃO EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS, ou seja, fornecer movimento e força para a articulação e músculos do joelho/coxa/tronco. Os exercícios terapêuticos têm um importante papel anti-inflamatório, promove o fortalecimento, a melhora da mobilidade e produz substâncias no cérebro importante para manutenção da saúde mental. Apesar de ser o mais indicado, infelizmente, a conduta de tratamento mais comum ainda é o tratamento medicamentoso, por anti-inflamatórios orais e aplicação de injenções articulares, porém, esse mentalidade de tratamento está mudando, sendo indicado aos pacientes cada vez mais a terapia de exercícios.

Os exercícios terapêuticos produzem uma sensação de bem-estar importante o suficiente para ser observado melhora da dor mesmo sem haver melhora da inflamação, resultado esse mostrado no estudo de Bandak_et_al_2021. Se você procura melhora a longo prazo da dor e limitações provenientes da artrose de joelho, você precisa de movimento.

TRATE SUA ARTROSE COM A ROOTS. AGENDE SUA CONSULTA.

A Roots é especializada no tratamento da dor através do movimento, nossa forma de tratamento mescla técnicas de terapia manual com exercícios terapêuticos, ou apenas exercícios terapêuticos (programa Movimento Roots), baseado na avaliação individual de cada paciente.

Movimento Roots para Artrose de Joelho